Pesquisa de mercado: uma ferramenta para as pequenas e médias empresas em Portugal.

by Malta Coelho

As pesquisas de mercado ajudam não só em informações relevantes sobre o ambiente em que as organizações estão inseridas como melhora também o relacionamento entre os intervenientes.

Para efetuar uma pesquisa de mercado deve ter em atenção alguns pormenores importantes para o sucesso na sua implementação:

  • Objetivo, necessidade ou problema: deve ser identificado o que se pretende descobrir com a pesquisa;
  • Público-alvo: grupo de pessoas e/ou de empresas que devem responder à pesquisa;
  • Mercado-alvo: qual o espaço geográfico do âmbito de análise;
  • Amostra: o número de pessoas/empresas a serem comunicadas.
  • Ferramentas (como pesquisar): telefone, internet, e-mail, entrevistas pessoais, e-mail-marketing, etc;
  • Prazo de execução: não existe um prazo que sirva como padrão para realizar uma pesquisa. Depende da dimensão de todo o objeto de análise: do público, do grau de abrangência, etc;
  • Recursos financeiros necessários: depende das ferramentas utilizadas (Telefone, e-mail, entrevistas pessoais, etc).

A realização de pesquisas de mercado pode ser um mecanismo relevante, para um melhor relacionamento que existe entre os agentes económicos, sociais e políticos do contexto organizacional. As pequenas e médias empresas em Portugal devem explorar melhor esta ferramenta. As pesquisas de mercado podem ser muito acessíveis aos bolsos, quase vazio, de muitas pequenas e médias empresas no nosso tecido empresarial, isto porque depende sempre do Universo de análise que se pretende.

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